segunda-feira, 20 de agosto de 2012

POR QUE O AVIÃO VOA?

"Mas Eu abençoarei aquele que confia em Mim, aquele que tem fé em Mim, o Senhor." Jeremias 17:7

      “Pai, por que o avião voa, se ele é tão pesado?” Essa foi a pergunta que ouvi do meu filho, de quase 4 anos. Como nunca fui muito bom em física, me embananei um pouco. Mas acho que consegui ensinar que a força das turbinas fornece a energia necessária para ele alçar voo. Mostrei que, se jogar uma laranja para o alto, ela subirá dependendo da força com que eu a impulsionar. E que existe outra lei, a da gravidade, que é momentaneamente superada, mas que depois supera a força que emprestei à laranja. Sinceramente, eu não soube mais o que dizer. Fiquei feliz porque ele se contentou com a resposta. Sei que consigo chegar perto da complexidade do que faz um avião voar, mas o fato é um só. Eu sabendo ou não explicar, o fenômeno existe: aviões voam.

      O caso do avião talvez seja uma boa ilustração para a vida. Nem sempre temos todas as respostas. Na verdade, na maioria dos casos, não temos nem ideia de como as coisas funcionam no Universo. Por exemplo: Por que algumas pessoas nascem pobres e outras não? Por que umas nascem muçulmanas e outras cristãs? Por que coisas ruins acontecem a pessoas boas? Não temos as respostas que gostaríamos para essas e outras questões da vida. Racionalizamos, tentamos ver as coisas por outros ângulos. Mas o fato é que o Universo possui muitos mistérios.

      Fiquei pensando sobre a pergunta do meu filho e sobre minha resposta parcial, incompleta e fragmentada. Mas, se minha resposta foi tão ruim assim, por que satisfez sua curiosidade? A conclusão é óbvia: ele ainda não consegue entender muitas coisas. Então, minha resposta foi mais que suficiente. Aliás, se eu chamasse um professor universitário, PhD em física espacial, para tentar explicar, não seríamos capazes de entender nada.

      Quando Deus inspirou profetas a escrever a Bíblia, Ele sabia de nossas limitações intelectuais e que nunca conseguiríamos entender todos os mistérios do Universo. Assim, Deus nos revelou algumas coisas e outras, não. Por isso, é importante ter fé. Deus escolheu não nos dar todas as respostas, exatamente por causa de nossas limitações. E, se minha resposta foi suficiente para meu filho, tenho certeza de que as de Deus também serão para mim e para você. Bom-dia e não se esqueça de que os aviões voam, mesmo que não entendamos tudo.

Fonte:http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/ij/2011/ij082011.html#22

Nenhum comentário: