sábado, 31 de agosto de 2013

FELIZ SÉTIMO DIA!

"Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei." Salmos 91:1-2


sexta-feira, 30 de agosto de 2013

DO SANTO SÁBADO ÉS SENHOR

Horas benditas,
Santas e felizes,
São as que passo
junto a ti, meu Deus.

Ó Mestre amado,
Criador divino,
Do santo sábado,
Tu és senhor.

Busco tua face
De manhã bem cedo,
Pois tuas bençãos
Quero receber.

Ó Mestre amado,
Criador divino,
Do santo sábado,
Tu és senhor.

E logo à tarde,
Quando o sol se esconde,
Quero, prostrado,
Aos teus pés estar.

Ó Mestre amado,
Criador divino,
Do santo sábado,
Tu és senhor.

HASD

NÚMERO DE FUMANTES REDUZ EM 44% NO CEARÁ

Uma pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) aponta que nos últimos seis anos o Ceará apresentou uma redução de 44% no número de fumantes. Os dados também apontam que 9% da população cearense fumava em 2012.

Dados do Ministério da Saúde mostram que 12% dos brasileiros são fumantes. Para tentar conscientizar outras pessoas estão sendo feitas ações educativas em praticamente todo o país desde 1986, quando foi sancionada a lei que instituiu 29 de agosto como o Dia Nacional de Combate ao Fumo.

O pneumologista da Divisão de Controle do Tabagismo, do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Ricardo Meirelles, alerta que o tabagismo é uma doença que pode ocasionar outras 50. Vários tipos de câncer, doenças cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais (AVCs), além de menopausa, infertilidade e envelhecimento precoces são alguns dos problemas de saúde que podem ser ocasionados pelo fumo.

De acordo com o Ministério da Saúde, 24.515 equipes de 4.371 municípios brasileiros estão inscritas no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), que inclui o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). A meta do governo é reduzir de 15% para 9% a proporção de fumantes na população adulta até 2022.

O tratamento contra o vício em tabaco do serviço público inclui apoio psicológico, medicamentos (entre adesivos, pastilhas, gomas de mascar e o antidepressivo bupropiona), atendimentos educativos e terapêuticos. Segundo Meirelles, deixar de fumar é difícil, mas o acompanhamento de profissionais pode tornar o processo mais confortável.


quinta-feira, 29 de agosto de 2013

SOMOS COMBATENTES

"O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância." João 10:10

Hoje, 29 de agosto, é solenizado como o DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO, e nós que fazemos o Blog Esperança do Advento – um blog cheio de esperança, somos combatentes nesta luta contra o tabagismo, que segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) é a principal causa de morte que pode ser evitada. O perverso cigarro tem ceifado cerca de seis milhões de vida de fumantes por ano. Que tragédia!
A indústria do fumo e seus derivados do tabaco, ao longo de décadas, vem se utilizando de marketing para ludibriar e atrair pessoas, de várias faixas etárias, para serem consumidores de cigarros. Isto é aterrorizante, pois segundo dados de pesquisas, só no Brasil, nosso país com dimensões continentais, 75% dos fumantes começaram ou começam a fumar bem jovens, ou seja, antes dos 18 anos.  Aqui deixamos registrado, nosso repúdio a toda e quaisquer forma que induzam nossas crianças, adolescentes e jovens a prática do vício do cigarro.   
Hoje, desejamos a todos os fumantes um dia, dois, três, uma semana, uma quinzena, um mês, dois meses, três meses, um ano, dois anos, três anos, uma década, em fim, uma vida toda, feliz sem cigarros. Que o amor eterno de Cristo penetre no coração de todos nós, para ser vencedores nesta guerra contra o tabagismo. Então, pare de fumar!

JCML
           

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

BATISMO DA PRIMAVERA | IGREJA ADVENTISTA

Vídeo promocional para o Batismo da Primavera 2013, 50 anos Sonhando com o céu.

GOIABA, DELÍCIA ANTIOXIDANTE

Predicados
A goiaba é uma fruta com muitas qualidades:
- deliciosa: seu sabor é marcante.
- saudável: fonte de fibras, vitaminas e minerais, mais fitoquímicos antioxidantes.
- versátil: ao natural como sobremesa de baixa caloria ou como um lanche a qualquer hora. Ela também acompanha o pão em forma de geleia ou o queijo na goiabada, o famoso Romeu e Julieta, um par perfeito.

Alimento funcional
A goiaba é muito rica em vitamina C com 230 mg por unidade (para efeito de comparação uma laranja contém 55 mg de vitamina C), e tem mais potássio do que a banana (420 mg contra 360 mg). Além disso, ela é fonte importante de licopeno, um carotenoide que ajuda na prevenção de câncer de mama e próstata, e tem ação antioxidante e anti-inflamatória.

Goiaba emagrece?
Na sua polpa e sementes a goiaba carrega uma grande quantidade de fibra solúvel e insolúvel, cinco gramas por unidade, o que confere saciedade e uma ação laxante natural. Ela ajuda a formar fezes consistentes e acelera o transito intestinal, e isto ajuda na perda de peso e na manutenção da saúde. E ainda tem mais, ela contém um baixo índice glicêmico e não faz pico de insulina, o que também contribui para detonar os quilinhos extras.

Goiaba “prende”?
Muitos acham que a goiaba “prende”. Esta confusão é devido ao fato de que o chá das folhas da goiabeira tem ação antidiarreica, sendo indicado no tratamento do intestino solto (diarreia). A fruta goiaba não prende o intestino, e sim melhora a sua função.

Quanto comer?
Porção: uma unidade ou um copo de suco de goiaba, três a quatro vezes por semana.
Procure alternar com outras frutas: abacaxi, ameixa, kiwi, laranja, maçã, mamão, maracujá, mirtilo, morango, nectarina, pera, pêssego, tangerina, uva. Consuma de preferência as frutas da estação frescas, mas a opção congelada (polpa) também vale.

Fonte: Busca Saúde

terça-feira, 27 de agosto de 2013

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

SETE COISAS QUE ATRAPALHAM O BATE-PAPO COM DEUS

1. Fazer pedidos egoístas. O apóstolo Tiago chegou a escrever que quando pedimos e não recebemos é “porque os motivos são maus. Vocês pedem coisas a fim de usá-las para seus próprios prazeres” (4:3 NTLH). A chave para receber é pedir para dar.

2. Viver em pecado. O profeta Isaías (59:2 NTLH) disse ao povo judeu: “São os pecados de vocês que os separam do seu Deus… que fazem com que ele não atenda as suas orações”. A solução para esse problema é confessar o pecado.

3. Ter ídolos no coração. Segundo o profeta Ezequiel (14:3), os ídolos fazem com que Deus Se recuse a ouvir nossas preces. Ídolo é qualquer coisa que se coloca entre nós e Deus ou toma o Seu lugar.

4. Não querer perdoar também atrapalha o bate-papo com Deus, tornando a oração ineficaz. Se você não perdoa, como quer receber o perdão de Deus? O perdão é a ponte por onde passam os presentes do Céu.

5. Pedir de forma negativa, duvidando. Se você nem mesmo sabe o que deseja, ou tem dúvidas quanto a se Deus pode ou não atender-lhe, fica difícil receber uma resposta.
6. Ter pressa. Ore, persista, não desanime.

7. Pedir contra a vontade de Deus. Qual é a vontade de Deus? Simples: que você ore.

Livro "Minha vida de Oração" - Amilton Menezes.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

FAÇA DESTE O SEU MELHOR DIA!


APOCALIPSE NA VISÃO DE ROBERTO CARLOS


Perto do fim do mundo
Como negar o fato
Como pedir socorro
Como saber exato
O pouco tempo
Que resta
Só vai sobrar
O que presta...
Perto do fim do mundo
Quem quer correr não pode
Onde há fumaça, há fogo
Quando a verdade explode
Muitos não querem ver
Mentes em eclipse
Mas tudo está escrito
No Apocalipse...
Olho os jornais e estremeço
Todo final tem seu começo
Taças amargas derramadas
Profecias confirmadas
Alertam!
Que é o fim da estrada
Tempo de dor
Falta de amor
Oh! Oh!...
Ahum! Ahah! Ahum! Ahah!
Ahum! Ahah! Ahum! Ahah!
Perto do fim do mundo
Drogas no mar sem porto
A violência, o crime
Na aprovação do aborto
Por tudo isso
Se a terra treme
Só quem não deve
Não teme...
Olho os jornais e estremeço
Todo final tem seu começo
Taças amargas derramadas
Profecias confirmadas
Alertam!
Que é o fim da estrada
Tempo de dor
Falta de amor
Oh! Oh!...
Ahum! Ahah! Ahum! Ahah!
Ahum! Ahah! Ahum! Ahah!
Prá quem seguir seus passos
E o seu amor profundo
Ele virá trazendo
A luz de um novo mundo
Oh! Oh!...
Ahum! Ahah! Ahum! Ahah!
Ahum! Ahah! Ahum! Ahah!
Perto do fim do mundo
Como negar o fato
Oh! Oh!
Perto do fim do mundo
Quando a verdade explode
Oh! Oh! Oh! Oh!...


Roberto Carlos

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

NÃO ADIANTA DEVOLVER SÓ A CORDA

"Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento." Lucas 5:32

Um novo convertido foi até seu pastor e disse: "Antes de ser salvo, eu roubei uma corda do celeiro de meu vizinho. Após ler a história de Zaqueu, eu resolvi devolvê-la. Mas, meu vizinho não me perdoou completamente". O pastor, percebendo seus olhos abatidos, fez a ele uma pergunta: "Você está certo de que a corda foi tudo o que você retirou do seu vizinho, ou havia algo mais?" Envergonhado, o homem respondeu: "Eu creio que este é o problema. Eu não devolvi o que estava preso à corda -- o bezerro premiado dele!"

O que, em nós, se parece com a história daquele novo convertido? O que temos feito que se assemelha à sua atitude? Temos sido sinceros diante de Deus? Tem sido a nossa conversão genuína?

Quantas vezes já pedimos perdão pelos nossos pecados, confessando ao Senhor que erramos e que não queremos errar mais? Quantas vezes já colocamos diante do altar de Deus tudo o que impedia nossa plena comunhão com Ele, prometendo viver uma vida de pureza e santidade, e... não cumprimos nossas promessas? Quantas vezes proclamamos que nos "convertemos" e continuamos praticando os mesmos pecados de sempre?

Não adianta entregarmos "a corda" ao Senhor, se continuamos guardando o que estava amarrado a ela: fumo, bebida, drogas, conduta sexual indevida, mentiras, egoísmo, orgulho, avareza, ódio, ressentimentos e tantas outras coisas que não são adequadas a um filho de Deus convertido? Não adianta nos ajoelharmos diante de Deus, dizendo: "Tu és meu único Senhor e Salvador, se continuamos seguindo caminhos contrários a Ele. Não adianta irmos fielmente ao templo nas reuniões do fim de semana se nos outros dias continuamos indo aos mesmos lugares que costumávamos ir antes da conversão. 

Ou a conversão é total ou não houve conversão.
Ou a corda é devolvida com tudo o mais que estava amarrada a ela ou não adianta devolvê-la!
 
Paulo Barbosa
Um cego na Internet

IMPACTO BOA ESPERANÇA

"Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus." Apocalipse 22:20

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em Mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, Eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando Eu for, e vos preparar lugar, VIREI OUTRA VEZ, e vos levarei para Mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também. Não vos deixarei órfãos; VOLTAREI para vós...” (João 14: 1-3 e 18).
Essas palavras escritas acima são confortadoras por se tratar da grande promessa de Jesus Cristo para Seus seguidores de todos os tempos, de que um dia voltará a este mundo para conceder-lhes o prêmio da vida eterna ao Seu lado.
É com base nesta promessa que os Adventistas do Sétimo Dia de Boa Esperança, irão realizar no dia 07 de setembro o Evento Religioso Impacto Boa Esperança – Anunciando a Volta de Jesus – a partir das 19h00min, em frente à Praça do Conjunto Ana Maria no Bairro: Boa Esperança em Camocim-Ce.
Na ocasião do Evento será entregue gratuitamente um DVD - A Última Esperança - para as primeiras 1.000 (mil) pessoas não adventista que ali se fizerem presentes, também será sorteadas entre o público presente 20 (vinte) camisas com a logo do Impacto Boa Esperança, além de um brinde surpresa. O Programa será recheado com vídeos, cânticos sobre a volta de Jesus Cristo, palestra com o Evangelista Emerson Nunes e muito mais. Porém, o mais importante será levar ao seu coração a certeza de que ainda existe esperança para esse mundo perdido, sendo esta a ESPERANÇA DO SEGUNDO ADVENTO DE CRISTO A TERRA.
Portanto, não falte! Esperamos por você nesse dia especial de fé e esperança.

JCML

CAMPANHA EM DESTAQUE

"O Senhor faz justiça e juízo a todos os oprimidos." Salmos 103:6

     Neste sábado dia 24 de Agosto, a Igreja Adventista do Sétimo Dia de Boa Esperança e toda Igreja Adventista pertinho de você estará realizando o Programa do Ministério da Mulher: QUEBRANDO O SILÊNCIO, que após a Escola Sabatina apresentará a campanha QUEBRANDO O SILÊNCIO 2013, com uma temática voltada à internet e as redes sociais. A campanha deste ano quer chamar a atenção dos pais para a necessidade de auxiliar seu filho a conviver de forma saudável neste mundo virtual. QUEBRANDO O SILÊNCIO é a voz da Igreja a favor daqueles que sofrem violência doméstica, maus-tratos e abusos em todas as suas formas. Todos unidos por uma vida sem violência no lar, na Escola e na Sociedade em geral.
     Não fique de fora deste movimento em prol dos oprimidos pela violência em suas diversas formas. Lembre-se: Violência é crime. Denuncie!
     Convidamos você para está conosco em nossa Igreja neste sábado dia 24, pela manhã, a partir da 08h30min, para assistir uma mensagem de esperança, com a Coordenadora Distrital do Ministério da Mulher - Professora Rejane.

REALIZAÇÃO: MINISTÉRIO DA MULHER.
APOIO: Esperança do Advento – Um Blog Cheio de Esperança.




quarta-feira, 21 de agosto de 2013

PUBLICIDADE ENGANOSA

Enquanto assistia um vídeo no youtube me deparei com essa "publicidade."
     Pensei: "Ah tá de brincadeira comigo esse youtube." Rezar para Santos? Rezar para Nossa Senhora?
     Não se deixe enganar pelas "publicidades da vida" não se deixe enganar por algo que você acha que é verdade só porque alguém diz ser. Leia a Bíblia. Tire suas próprias conclusões.

"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo." 1 Timóteo 2:5-6

TSL

MILAGRES ESPETACULARES



Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos. Mateus 24:24.

Geralmente os falsos reavivamentos colocam sua ênfase principal nos milagres. Os reavivamentos genuínos focalizam o ministério. Os falsos reavivamentos enfatizam os sinais e prodígios espetaculares; os reavivamentos genuínos reconhecem que o maior milagre é uma vida transformada.

Os milagres de cura realizados por Jesus testemunhavam o fato de que Ele era o Messias. Como nosso compassivo Redentor, o Salvador estava preocupado em aliviar o sofrimento humano. Mas Ele estava ainda mais preocupado com a salvação de todos que Ele tocava com Sua Graça curadora. O objetivo do ministério redentor de Jesus era “buscar e salvar” a humanidade perdida (Lc 19:10). Falando aos líderes religiosos sobre o paralítico, Jesus declarou: “Para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a Terra autoridade para perdoar pecados – disse então ao paralítico: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa” (Mt 9:6). A resposta da multidão a esse milagre foi glorificar a Deus (Mt 9:8).

Como as pessoas podem ser enganadas nos últimos dias? As pessoas são enganadas por falsos milagres “porque não acolheram o amor da verdade” (2Ts 2: 9-12). Quando o desejo de coisas espetaculares é muito mais importante do que o desejo de uma vida nova em Cristo, a mente se torna aberta para o engano. A parábola do rico e Lázaro termina com as palavras perspicazes de Jesus: “Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos” (Lc 16:31). Em outras palavras, sinais espetaculares e prodígios maravilhosos nunca podem tomar o lugar da compreensão e obediência à Palavra de Deus. A obediência a Deus é a base. Sinais e maravilhas, se acontecem, serão sempre secundários.



Fonte: Lição da Escola Sabatina – Reavivamento e reforma – 3º trimestre de 2013, p. 56.


terça-feira, 20 de agosto de 2013

DISCERNIMENTO

"Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Mateus 7:21
 

O Pastor Mark Finley autor da lição da Escola Sabatina: Reavivamento e reforma - do terceiro trimestre de 2013 na página 52 escreveu o seguinte: “No começo do meu ministério estudei com uma família da zona rural do Tennessee. Certo dia, um homem entrou na sala fumando um charuto. Ele declarou que o Senhor o tinha curado de câncer de pulmão!
Muitas vezes tenho refletido sobre essa experiência. Esse homem acreditava sinceramente que o Espírito Santo o havia curado. No entanto, sua crença de que ele havia sido curado tornava isso uma realidade? Sinais e maravilhas são sempre uma evidência da obra do Espírito Santo? Podemos apoiar nossa fé somente em sinais e maravilhas? Que papel os sinais e prodígios podem ter em um falso reavivamento?
No contexto do reavivamento, precisamos perguntar: É possível que o diabo crie um falso movimento religioso e deixe a impressão de que ocorreu um genuíno reavivamento?”
Diante desse contexto convidamos os leitores (as) do Blog Esperança do Advento – um blog cheio de esperança – que busquem estudar dentro da Bíblia Sagrada os indicadores espirituais que promovem um genuíno reavivamento, e em seguida comparem com os sinais promovidos por movimentos religiosos, falsos, que se apresentam como verdadeiros. E logo, em seguida pedir ao Espírito Santo discernimento para saber diferenciar um verdadeiro reavivamento espiritual de um falso reavivamento, para que não sejam enganados pelo inimigo da verdade.



JCML

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

MEU ANSEIO!

"A minha alma anseia pelo Senhor, mais do que os guardas pela manhã, mais do que aqueles que guardam pela manhã." Salmos 130:6


domingo, 18 de agosto de 2013

LUGARES ALTOS

"Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da Terra." Colossenses 3:2

Muitos povos antigos acreditavam que subir a um lugar alto os aproximava da divindade. Onde não havia montanhas ou colinas eram construídas elevações artificiais, para que os homens supostamente chegassem mais perto dos deuses, como era o caso dos zigurates – templos em forma de pirâmide, com terraços superpostos e uma escadaria externa que levava ao topo. Mais de vinte zigurates já foram encontrados.

Em setembro de 1971 tive a oportunidade de visitar o zigurate de Ur dos Caldeus, no sul do Iraque. Acompanhado por um policial, caminhamos dois quilômetros através do deserto, a partir da estação ferroviária de Ur. Aquele colosso se destacava no meio do deserto. Um árabe armado de espingarda nos mostrou o zigurate, tumbas de reis, inscrições e a suposta casa de Abraão, explicando tudo num inglês quebrado como as próprias ruínas ao redor.

Os povos antigos acreditavam que no topo dessa montanha artificial, que tinha um amplo terraço descoberto, “a divindade adorada descia para receber a veneração dos homens, mediante ritos especiais. E ali eram efetuados sacrifícios, juntamente com outras cerimônias”.

Quando Israel entrou na terra de Canaã, encontrou muitos desses lugares altos. “Pecados horrendos eram cometidos nesses lugares, incluindo sacrifícios de crianças, prostituição cultual e toda forma de adoração idólatra. Israel, pois, recebeu ordens para demolir tais lugares (Nm 33:52). Porém, após a destruição de Silo, e antes da construção do templo de Jerusalém, tais lugares se tornaram lugares das devoções religiosas de muitos israelitas. Samuel abençoou as oferendas que o povo fez em um lugar alto (1Sm 9:12-14). Um lugar alto importante era Gibeom (2Cr 1:2-6). Salomão sacrificou ali mil carneiros” (Champlin).

Os hebreus associavam esses lugares altos com o lugar onde Deus Se manifesta. Elias venceu os profetas de Baal no monte Carmelo. Deus deu a Moisés as tábuas da lei no monte Sinai. Jesus recebeu a bênção de Deus no monte da Transfiguração. E tornou possível a nossa salvação através do Seu sacrifício no monte Calvário.

Mas não é preciso subir a um lugar alto para se aproximar de Deus. Esteja onde estiver, você pode alçar o pensamento até o alto e sublime trono de Deus e sentir o coração dEle pulsando junto ao seu.

José Maria Barbosa

VAI FALAR, ESCUTAR OU DISCUTIR?

"O homem comum fala, o sábio escuta, o tolo discute."
Sabedoria Oriental

sábado, 17 de agosto de 2013

UM FELIZ SÁBADO COM CRISTO!

"Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará." João 12:26


sexta-feira, 16 de agosto de 2013

GRANDES MALES DO FIM DO MUNDO

"Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus." Apocalipse 22:20

Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.


Fonte: Bíblia Sagrada, 2 Timóteo 3:1-5

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

FELIZ SÁBADO É SEMPRE NO ESPERANÇA DO ADVENTO

Como notou-se, o blog EA desde o sábado 13 de abril de 2013 vem trazendo as imagens de "feliz sábado" nos mais variados lugares do mundo.


Locais que selecionamos para o "Feliz Sábado"

América (Norte)


América (Central)


América (Sul)

















Oceania


Europa

















África


Ásia










Agradecemos a sua cooperação, amigo internauta. E se você deseja ver um "feliz sábado" com a imagem da sua cidade ou de outro local entre em contato conosco esperancadoadvento@gmail.com



quarta-feira, 14 de agosto de 2013

TRAUMA DE INFÂNCIA: LIBERTE-SE AGORA!

O que determina uma enfermidade mental num indivíduo tem que ver com três fatores gerais: (1) hereditariedade, (2) qualidade afetiva do meio-ambiente onde a pessoa passou seus primeiros anos de vida e (3) sensibilidade pessoal. Se houve a mesma doença (física ou mental) na família em parentes próximos (pais, tios, primos, avós), se os primeiros anos de vida foram vividos em ambiente familiar complicado, abusivo, traumático, e se a pessoa é muito sensível para questões afetivas (baixo limiar de frustração, insegurança, timidez, dependente, muito emotivo), então é muito provável que esta pessoa possa desenvolver alguma desordem emocional ao longo de sua vida, mesmo que não seja grave.

A desordem afetiva bipolar caracteriza-se por alterações do humor às vezes com comportamento eufórico (mania), com fuga de ideias, aceleração do pensamento, ideias grandiosas, agitação psicomotora, comportamento de risco (sexual ou outro), irritabilidade importante e outras vezes com episódios depressivos.
Há o bipolar Tipo 1, o mais grave e o Tipo 2 que é mais atenuado. Uma pessoa pode ter apenas um episódio eufórico ou depressivo na vida, seguido de outras crises opostas, assim como outras variantes.

Gabriele S Leverich e Robert M Post, do Biological Psychiatry Branch do NIMH (Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos), e do NIH (Instituto Nacional de Saúde) são os autores do artigo científico “Curso da Desordem Bipolar Após História de Trauma na Infância” publicado na respeitada revista médica The Lancet, vol. 367, 1 Abril 2006, pág. 1040-1042, no qual relatam que encontraram (citam estudo com 651 pacientes bipolares, e outro com 373) que pessoas com traumas psicológicos ao longo da infância tiveram um início e um curso da doença bipolar mais severos do que as pessoas sem história de traumas emocionais na infância e que também desenvolveram o mesmo transtorno.

Há achados semelhantes em diferentes populações clínicas. As pessoas que tiveram importantes problemas durante a infância, comparadas com as que não os tiveram, apresentaram maior número de episódios maníacos (eufóricos) e depressivos, um padrão de mais rápida mudança de humor (ciclagem rápida), mais tentativas de suicídio e um aumento do número de outras desordens, clínicas e psiquiátricas, incluindo uma mais alta incidência de abuso de álcool ou outra droga. De 631 pacientes bipolares estudados por Leverich e Post, 220 (33.8%) foram vítimas de abusos físicos e 431 (66.2%) não. Os que foram vítimas de abusos têm uma maior história pessoal e familiar de abuso de substâncias e um pior curso da doença do que aqueles sem trauma na infância. Ellen G. White, educadora norte-americana, afirma que: As ligues que a criança aprende durante os primeiros sete anos de vida têm mais que ver com a formação do seu caráter que tudo que ela aprenda em anos posteriores. (Orientação da Criança, 193, Casa Publicadora Brasileira).

O tipo de resposta emocional diante dos conflitos da infância que uma criança assume algo muito pessoal dela. Filhos de um mesmo pai e mãe, criados num mesmo ambiente desenvolvem comportamentos diferentes ao longo da vida. Há algo particular em cada pessoa que a leva para esta ou aquela direção em termos de desenvolver ou não uma enfermidade mental. Isto a ciência ainda não consegue explicar bem. Comportamentos equivocados de pais e mães para com os filhos explicam somente em parte o que ocorre com o filho. Erros dos pais na criação dos filhos favorecem o surgimento de desordens emocionais neles, mas não determinam isto.

Os pais não causam a doença. Cada pessoa toma um rumo pessoal por escolhas pessoais e devido à sensibilidade pessoal diante do que ocorreu e ocorre em sua vida. Mais importante do que os pais fizeram com os filhos, é o que os filhos fazem com o que os pais fizeram.

Dr. Cesar Vasconcellos de Souza – Psiquiatra.