quarta-feira, 30 de abril de 2014

TEMPO DE CURA

"O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do homem é Senhor também do sábado" Marcos 2:27, 28.


Recapitule as histórias de cura no sábado em Marcos 3:1-6Lucas 13:10-17; João 5:1-99:1-14. Que lições esses milagres nos ensinam sobre o verdadeiro propósito do sábado?
Quando Deus criou o mundo, declarou que tudo era "muito bom" (Gn 1:31), perfeito em todos os sentidos. No entanto, com a entrada do pecado, a criação foi corrompida com o mal, um impacto percebido em toda parte. Os seres humanos, embora criados à imagem de Deus, se tornaram sujeitos à doença, deterioração e morte. Costumamos dizer que a morte faz parte da vida. No entanto, a morte é a negação da vida, não parte dela. Jamais houve a intenção de que experimentássemos a morte.
Tendo em conta o plano original de Deus para a humanidade, não é nenhuma surpresa que alguns dos mais impressionantes milagres de cura de Jesus tenham ocorrido no sábado.
Cada um dos milagres de cura no sábado é espetacular e serve para demonstrar o verdadeiro significado desse dia. Antes de Jesus curar o homem da mão atrofiada (Mc 3:1-6), fez uma pergunta retórica: "É lícito nos sábados fazer o bem ou fazer o mal? Salvar a vida ou tirá-la?" (Mc 3:4). Se uma pessoa tem oportunidade de aliviar o sofrimento no dia da libertação, por que não deveria fazê-lo? Na verdade, a cura da mulher encurvada demonstra poderosamente o propósito libertador do sábado (Lc 13:10-17). Quando criticado pela cura, Jesus perguntou: "Então, esta mulher, uma filha de Abraão a quem Satanás mantinha presa por dezoito longos anos, não deveria no dia de sábado ser libertada daquilo que a prendia?" (Lc 13:16, NVI).
O tema da libertação também está presente nos relatos da cura, junto ao tanque de Betesda, do homem que tinha estado doente durante 38 anos (Jo 5:1-9), e da cura do cego de nascença (Jo 9:1-14). Em resposta à acusação dos fariseus de que Jesus transgredia o sábado com Seus milagres de cura, Ele declarou: "Meu Pai continua trabalhando até hoje, e Eu também estou trabalhando" (Jo 5:17, NVI). Se Deus não aprovasse a cura, ela não teria acontecido. Quando se trata de aliviar a miséria humana, Deus não descansa.
Os erros desses líderes mostram como os preconceitos podem nos cegar até mesmo para verdades óbvias. Alguma verdade foi obscurecida em nossa mente por causa dos preconceitos?

Fonte: http://cpbmais.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2014/li522014.html

terça-feira, 29 de abril de 2014

LENDAS E BOATOS

"A falsa testemunha não fica impune, e o que profere mentiras não escapa." Provérbios 19:5


Enquanto vivi no Canadá, veio-me às mãos um texto que traduzi. Trata-se, aparentemente, de uma bela mensagem de ânimo e motivação. O texto refere-se a um momento crítico na vida da águia que a força a tomar uma decisão drástica. Veja o relato:
"A águia, o pássaro que mais vive em sua espécie, chega até 70 anos. Mas, aos 40 anos, uma águia depara-se com uma crise extraordinária. Ela deve então escolher renovar-se ou morrer. Aos 40 anos, suas garras estão compridas e flácidas. Ela já não consegue caçar ou segurar o alimento. Seu bico torna-se longo e curvo. Suas asas, pesadas em razão das penas velhas, estão apertadas contra o peito. Uma alternativa é deixar-se morrer. A outra é recolher-se nas alturas de um pico solitário. Aí a águia comprime-se contra o paredão e inicia um processo de renovação que dura 150 dias. Primeiramente, ela raspa o bico contra a parede até arrancá-lo e espera que o novo bico nasça. Então, ela arranca as garras enfraquecidas para que outras, novas e possantes, as substituam. Finalmente, ela retira suas penas velhas para que outras robustas surjam no lugar. Cinco meses depois, a águia inicia, como nova, o que se chama de voo da renovação, para viver mais 30 anos!"
Extraordinário, não? Usei essa ilustração uma ou duas vezes, fazendo as aplicações óbvias para a vida cristã, que com a rotina se desgasta e envelhece. Pensei em incluí-la neste livro, com esse mesmo objetivo. Mas descobri um sério problema com a narrativa: ela não é verdadeira! Busquei várias fontes, consultei livros e especialistas, mas consistentemente tais fontes apresentam as incorreções científicas e lógicas que tornam a história improvável. A mais evidente: como poderia a águia sobreviver cinco meses sem o bico? Em resumo, é pura lenda.
Às vezes, penso seriamente sobre a origem das "lendas". E o que dizer dos boatos tão comuns sobre pessoas que conhecemos? Como devemos agir diante de inverdades que destroem vidas e reputações? Não creio que a ilustração da águia, embora uma lenda, possa causar grandes males, mas esse não é o caso de outras "estórias" inventadas, ampliadas ou maldosamente divulgadas pela maledicência dos que se julgam superiores por terem informações "privilegiadas". Diante de um boato, pergunte-se: É verdadeiro? É necessário? A quem interessa?


Fonte: http://cpbmais.cpb.com.br/htdocs/periodicos/medmat/2014/frmd2014.html

segunda-feira, 28 de abril de 2014

UMA BOA REFLEXÃO NO DIA DA SOGRA - 28/04

"Então foi para a eira, e fez conforme a tudo quanto sua sogra lhe tinha ordenado." Rute 3:6. 

E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos;
E era o nome deste homem Elimeleque, e o de sua mulher Noemi, e os de seus dois filhos Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e chegaram aos campos de Moabe, e ficaram ali.
E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos,
Os quais tomaram para si mulheres moabitas; e era o nome de uma Orfa, e o da outra Rute; e ficaram ali quase dez anos.
E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido.
Então se levantou ela com as suas noras, e voltou dos campos de Moabe, porquanto na terra de Moabe ouviu que o Senhor tinha visitado o seu povo, dando-lhe pão.
Por isso saiu do lugar onde estivera, e as suas noras com ela. E, indo elas caminhando, para voltarem para a terra de Judá,
Disse Noemi às suas noras: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós usastes com os falecidos e comigo.
O Senhor vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido. E, beijando-as ela, levantaram a sua voz e choraram.
E disseram-lhe: Certamente voltaremos contigo ao teu povo.
Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas. Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no meu ventre mais filhos, para que vos sejam por maridos?
Voltai, filhas minhas, ide-vos embora, que já mui velha sou para ter marido; ainda quando eu dissesse: Tenho esperança, ou ainda que esta noite tivesse marido e ainda tivesse filhos,
Esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido? Não, filhas minhas, que mais amargo me é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do Senhor se descarregou contra mim.
Então levantaram a sua voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela.
Por isso disse Noemi: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após tua cunhada.
Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;
Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.
Vendo Noemi, que de todo estava resolvida a ir com ela, deixou de lhe falar.
Assim, pois, foram-se ambas, até que chegaram a Belém; e sucedeu que, entrando elas em Belém, toda a cidade se comoveu por causa delas, e diziam: Não é esta Noemi?
Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara; porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso.
Cheia parti, porém vazia o Senhor me fez tornar; por que pois me chamareis Noemi? O Senhor testifica contra mim, e o Todo-Poderoso me tem feito mal.
Assim Noemi voltou, e com ela Rute a moabita, sua nora, que veio dos campos de Moabe; e chegaram a Belém no princípio da colheita das cevadas.


Fonte: Bíblia Sagrada, livro de Rute 1: 1-22

domingo, 27 de abril de 2014

CRISTO E SUA LEI

Já imaginou a quantidade de Leis que existem? E na Bíblia? Será que temos apenas uma Lei? E essa Lei, foi Abolida? Aperfeiçoada? Compreenda isso e muito mais no primeiro vídeo do Blog Esperança do Advento. CRISTO E SUA LEI.

NÃO VALEM...

 "Todas as riquezas do mundo não valem um bom amigo."
Voltaire

sábado, 26 de abril de 2014

BOM SÁBADO!

"E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai."  Filipenses 2:11


sexta-feira, 25 de abril de 2014

SE ELE NÃO FOR O PRIMEIRO


UM SALMO REALMENTE PESSOAL

"Deus é nosso refúgio e fortaleza. Ele é aquela ajuda na qual se pode confiar no dia da angústia. Por isso não ficaremos perturbados, mesmo que o mundo seja destruído, mesmo que as montanhas desabem dentro do mar." Salmo 46:1, 2.

Em vez de pregar um sermão, nosso pastor anunciou que nós o ajudaríamos a escrever um salmo. Os diáconos distribuíram papel e lápis. Quando recolheram nossos salmos, os diáconos nos entregaram os salmos escritos por pessoas do outro lado do corredor. Fomos instruídos a ler em voz alta aquele que havíamos recebido, se o considerássemos digno de nota.
Eu não conseguia acreditar no salmo que recebi: "Sinto profundo pesar pelo grande mal que há no mundo, pela bela pessoa cristã que já sofreu nas mãos de pessoas más. Talvez a dor dessas pessoas más seja tão grande que elas precisem causar dor a mais alguém. Senhor, por favor, dá-lhe da Tua força para suportar. Não virias, por favor, para acabar com toda a maldade, a fim de que aqueles que Te amam – e todas as Tuas criaturas – não tenham mais temor? Vem, Senhor Jesus, vem! Estamos esperando por Ti”.
Parecia que o autor dessas palavras sabia tudo a meu respeito. Mas essa era uma igreja nova para mim, e ninguém me conhecia bem. Fiquei ali sentada, aturdida. Não li o "meu" salmo em voz alta. A instrução era que déssemos nossos salmos aos diáconos. Eu conservei o meu.
Como poderia alguém nessa igreja saber o que me atribulava o coração? Era essa uma mensagem direta de Deus para mim? Veja só, no dia 11 de janeiro de 1982, meu mundo parou quando fui ameaçada com uma faca, estuprada e sodomizada, com os olhos vendados, num ato de violência aleatório, sem sentido. Como perdoar o perpetrador, se algum dia eu viesse, a saber, quem me fizera isso? Simplesmente não parecia justo ter que olhar para a dor dele! Minha dor era tão intensa! Cada parte do meu corpo fora violada, e eu sentia muito medo.
Sempre encontrei conforto no Salmo 46. Abri a Bíblia, mas, desta vez, fui atraída para Romanos 12:17, 21: "Nunca paguem o mal com o mal." "Não deixem que o mal prevaleça, mas triunfem sobre o mal, praticando o bem" (NBV).
Tornei-me conselheira voluntária e defensora num centro de amparo a vítimas de estupro, e encontrei minha paz ajudando outras mulheres em seu processo de recuperação. Naquela manhã, o Espírito Santo impressionou alguém a escrever aquilo que eu precisava desesperadamente saber – meu verdadeiro salmo pessoal.


Fonte: http://cpbmais.cpb.com.br/htdocs/periodicos/medmulher/2014/frmmul2014.html


quinta-feira, 24 de abril de 2014

LEX TALIONIS



"Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;" Mateus 5:44



Parece que o tema comum nesta passagem (Mt 5:38-48) é a vingança. Esse primeiro tema diz respeito aos muitos mandamentos na lei mosaica construídos sobre o princípio de retribuir um crime com punição igual, uma ideia chamada lex talionis [lei de talião], uma expressão latina que significa "lei da retaliação".

Como vemos em uma série de passagens (Êx 21:22-25; Lv 24:17-21; Dt 19:21), a lei exigia que o ofensor sofresse a mesma experiência da vítima. Se a vítima perdesse um olho, braço, pé, ou a vida, o agressor também deveria passar por isso. Essa "lei da retaliação" era comum em várias civilizações antigas. Por que não, uma vez que a lei parece revelar um simples princípio de justiça?

É importante perceber que esse princípio existia para limitar a retaliação, ou seja, para impedir que as pessoas tirassem do mal feito a elas mais do que tinham o direito de tirar. Assim, em muitos aspectos, essa lei devia garantir que a justiça não fosse pervertida.

Portanto, em Mateus 5:38-42 Jesus não estava necessariamente atacando a legitimidade de uma lei que exigia que uma pessoa fosse punida por um crime. Em vez disso, Jesus focalizou a resposta dos cristãos às pessoas que tentam tirar vantagem deles. Em vez de procurar oportunidades para vingança, os cristãos devem "retaliar" com bondade, algo que podemos fazer somente mediante a graça de Deus agindo em nós. Nesse apelo, Jesus nos leva a um nível mais profundo em nossa compreensão do que significa ser um seguidor do Senhor.

A antítese final aborda a atitude que promove o amor aos amigos e ódio aos inimigos. O mandamento do amor ao próximo é encontrado em Levítico 19:18. Apesar da orientação encontrada em Deuteronômio 23:3-6, acerca dos moabitas e amonitas, não há texto explícito que exija ódio para com os inimigos.

No contexto da época de Jesus, os judeus eram cidadãos de segunda classe, porque estavam sob a opressão estrangeira do poder romano, que ocupava sua terra. Levando em conta sua opressão, eles provavelmente se sentissem justificados em odiar o inimigo que, às vezes, os oprimia severamente. Jesus mostrou-lhes uma melhor maneira de viver, mesmo sob circunstâncias desagradáveis.



Fonte:http://cpbmais.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2014/li422014.html

quarta-feira, 23 de abril de 2014

O PODER DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO



"...e eles cantavam um cântico novo:
 “Tu és digno de receber o livro
e de abrir os seus selos,
pois foste morto
e com teu sangue compraste para Deus
gente de toda tribo, língua, povo e nação”." Apocalipse 5:9

Homens de todos os tempos podem nos ensinar a morrer com dignidade, mas apenas Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo, nos ensina a morrer com esperança. A morte pereceu naquela sexta-feira quando Ele levou sobre Si as nossas iniquidades sobre Seu corpo, lá no calvário, o atestado de óbito da morte foi emitido, já no primeiro dia da semana após ter repousado no sábado na sepultura Ele partiu os grilhões da morte. Afinal, o coro de milhões de vozes entoará um cântico que encherá o Universo com uma nota de desafio: "Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?" (1Co 15:55). Tragada para sempre terá sido a morte pela vitória.

A ressurreição de Cristo é o fundamento da esperança cristã. Mais ainda, ela é confortadora; os que dormem nEle não estão esquecidos pelo Altíssimo Criador e Redentor. Além disso, a ressurreição constitui um desafio. Ela nos deixa com a tarefa de "contar a história". Essa foi a primeira missão das mulheres que ouviram da ressurreição de Cristo. Esse magnífico evento deve criar em nós o desejo de partilhar com os outros o seu poder, que subverte os poderes da morte. A certeza de que Cristo ressuscitou deve operar em nós uma ressurreição espiritual, trazendo nova esperança e poder transformador.

Finalmente, as boas-novas da ressurreição significam poder. Tal poder levou a Igreja Cristã primitiva a sair de seu esconderijo, abandonando o medo e a perplexidade. Paulo em Filipenses 3:10 mencionou “o poder da Sua ressurreição” e passou a viver no poder da ressurreição de seu salvador. Jesus havia voltado da morte. Para nós, como para aqueles primeiros cristãos, há poder para viver com confiança na ressurreição de Cristo.

Aleluia, glória ao Cordeiro que foi morto e vive! Há poder para vivermos livres das dúvidas, do medo e das forças que nos oprimem. O poder da ressurreição representa libertação, certeza da vida eterna, triunfo sobre a solidão.


terça-feira, 22 de abril de 2014

ADULTÉRIO (MATEUS 5:27-32)



"Vocês ouviram o que foi dito: 'Não adulterarás'." Mateus 5:27


O exemplo que Jesus apresentou em seguida envolve os mandamentos sobre o adultério. Primeiro, ele citou o sétimo mandamento: "Não adulterarás". No contexto da lei de Moisés, o adultério ocorria quando uma pessoa casada se envolvia sexualmente com alguém que não fosse seu cônjuge. A lei era muito clara em que ambas as partes culpadas de adultério deviam ser condenadas à morte. Assim como acontece com o sexto mandamento, Jesus mostrou as implicações mais profundas desse mandamento específico.

O adultério muitas vezes começa muito antes da concretização do ato. Da mesma forma que o assassinato começa com a intenção de causar dano permanente a alguém, o adultério começa no exato momento em que o indivíduo deseja sensualmente outra pessoa, casada ou solteira, com quem ele não é casado.

Leia Mateus 5:29 e 30. Jesus poderia ter sido mais firme ao descrever o perigo do pecado? Depois de considerar esse texto, leia Romanos 7:24. Que verdades importantes são encontradas ali?

Jesus ofereceu uma solução instantânea para aqueles pecados que foram expostos. A solução não é seguir com o pecado, mas fazer uma autocirurgia radical. Com metáforas fortes, Jesus aconselhou a pessoa que tem o problema a fazer o que é necessário se ela deseja entrar no reino. Isso pode significar tomar um caminho diferente para ir ao trabalho ou terminar uma amizade querida, mas o ganho eterno supera em grande medida as paixões do momento.

Como vimos antes, Moisés permitiu o divórcio, embora soubesse que isso não fosse parte do plano original de Deus. Depois de advertir os homens casados contra seus olhares impuros e admoestá-los a controlar seus impulsos, Jesus incentivou a fidelidade no casamento.

"A entrega da vontade é representada como arrancar o olho ou cortar a mão. Parece-nos muitas vezes que, sujeitar a vontade a Deus é o mesmo que consentir em passar pela vida mutilado ou aleijado. Porém, como Cristo disse, é melhor que o eu seja mutilado, ferido e aleijado, desde que entremos na vida. Aquilo que consideramos um desastre é a porta para um mais elevado bem" (Ellen G. White, O Maior Discurso de Cristo, p. 61).



Fonte: http://cpbmais.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2014/li422014.html


sábado, 19 de abril de 2014

UM BOM SÁBADO PARA VOCÊ!

E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor."  Isaías 66:23



sexta-feira, 18 de abril de 2014

EIS O HOMEM...

Em química, Ele converteu a água em vinho;
Descrição: Descrição: cid:EF05D12157724F0687427512988ADF75@Jaime


Em biologia, nasceu sem a concepção normal;


Descrição: Descrição: cid:F4FFAE52D095464793C03BABC0CA457D@Jaime
 
Em física, desmentiu a lei da gravidade e da tensão superficial, quando andou sobre as águas e  subiu aos céus;



 





Em economia, Ele refutou a lei da matemática ao alimentar 5000 pessoas com somente cinco pães e dois peixes;e ainda fazer sobrar 12 cestos cheios. 










 






Em medicina, curou os enfermos e os cegos sem administrar nenhuma dose de medicamento
Descrição: Descrição: cid:0F5DEDCF9A614B23B66C34B1C85B9D9A@Jaime

A história é contada antes DELE e depois DELE, Ele é o PRINCÍPIO e o FIM;

 
No governo, Ele foi chamado maravilhoso, conselheiro, o Príncipe da Paz, o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores;
 








Na religião, disse que ninguém vem ao Pai senão por Ele;
Ele é o único caminho;
Descrição: Descrição: cid:83F33301EC9F4EDCBD5058CBD7C2C941@Jaime
 
Então... Quem é Ele?
Ele é Jesus!
O maior homem da história: Jesus!

Ele não tinha servos, e no entanto o chamavam de Senhor.
Não tinha nenhum grau de estudo, e no entanto o chamavam de Mestre.
Descrição: Descrição: cid:AE9A39DCCB914D09BE0E1E2DA3C25B8C@Jaime


Não tinha medicamentos, mas era chamado de médico.
Descrição: Descrição:
 cid:CEE69F6C4C804583A2836945282C41D1@Jaime
 


Ele não tinha exército, mas reis o temeram...
Ele não ganhou batalhas militares, e no entanto, conquistou o mundo!
Descrição: Descrição: cid:67454469785D4BCEA9E0D668BA86BC57@Jaime

Ele não cometeu nenhum delito, e no entanto foi crucificado.



 







Foi enterrado em uma tumba, e no entanto, Ele vive!!!









Me sinto honrado em servir a este líder que nos ama!

Fonte/Base/Adaptação: Autor Desconhecido