segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

À LUZ DA MISERICÓRDIA

Felizes os que são misericordiosos, porque Deus mostrará a eles a sua misericórdia. Mateus 5:7, Nova Bíblia Viva
Durante nove meses, o filho suga literalmente tudo o que o há de melhor do corpo da mãe. Todas as substâncias necessárias à manutenção da vida huma­na são produzidas em escala maior durante a gestação, porque o feto não pode ficar sem alimento. Como se não fosse suficiente expandir o abdômen da mãe, o bebê em gestação promove uma verdadeira revolução no corpo feminino. Ao sair, deslo­ca órgãos e articulações da mulher, causa fortes dores e, em geral, deixa marcas no corpo e na alma. O mais bonito é que depois desse trabalho todo, em via de regra, as mães esquecem tudo o que passaram e se alegram profundamente com o filho nos braços. Gerar uma criança significa doar-se para que outra vida possa existir.
E o que isso tem que ver com o versículo de hoje? Misericórdia é tradução da palavra hebraica rachamain, que deriva de rechem, cujo significado é gravidez. Em­bora o Novo Testamento tenha sido escrito na língua grega, Jesus e seus discípulos estavam imersos na cultura hebraica, para a qual o conceito de misericórdia estava relacionado com o ato de uma mulher entregar seu corpo para gerar uma criança.
Na prática, isso significa que, ao agirmos com misericórdia, estamos ajudando a produzir vida para alguém. Misericórdia é ser bondoso para pessoas que não me­recem, não têm como retribuir nem esperam nossa compaixão. Na raiz latina, mise­ricórdia é junção de duas palavras: miseratio (compaixão) e cordis (coração). Ou seja, é se colocar, em amor, no lugar do outro. É um sentimento que parte do coração e vai para a ação. Os misericordiosos não amam da boca para fora, mas de coração para coração. Por isso, estão dispostos a deixar de curtir alguma coisa boa para que outra pessoa fique bem e feliz.
Quando compartilhamos comida, roupa, remédio, amor, atenção e salvação, tudo isso com alegria, estamos demonstrando que a misericórdia de Deus inundou nossa vida.
Ser misericordioso é como dar à luz. Certamente existem pessoas à sua volta que estão vivendo alguma situação de trevas na vida. Seja hoje um agente de Deus para gerar vida para essa pessoa. Sabe o que vai acontecer? Deus também vai gerar vida para você.
Fonte: http://iasdcolonial.org.br/inspiracao-juvenil/mensal#20.html

Nenhum comentário: