terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

O PROPÓSITO DOS DONS ESPIRITUAIS

Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Efésios 4:12

Leia Romanos 12:3-8 e Efésios 4:8-12. De acordo com esses textos, qual é o propósito dos dons espirituais que Deus nos dá?
Os dons espirituais foram claramente concedidos para o serviço, não para nossa santificação. Eles não são truques surpreendentes que satisfazem nossa curiosidade, nem são dados como antídoto para o tédio. Muitas vezes pensamos nos dons espirituais em termos da satisfação das nossas necessidades espirituais, ou do nosso fortalecimento na caminhada com Deus. O resultado disso é uma concepção dos dons mais centrada nos cristãos do que em Cristo; mais voltada para nós do que para Deus. Quando tentamos retomar a perspectiva dos dons espirituais centrada em Deus, percebemos que os dons por Ele concedidos cumprem vários propósitos divinos: são dados para promover a unidade da igreja e para edificá-la (Ef 4:12-16). São concedidos para levar adiante o ministério que o Senhor comissionou à igreja (Ef 4:11, 12). Por fim, eles são dados para glorificar a Deus (1Pe 4:10, 11).
Essa é a razão pela qual os dons nunca são dados para nos agradar. Eles devem edificar outras pessoas (1Pe 4:101Co 14:12, 26). São concedidos a fim de trazer proveito espiritual e edificação a toda a igreja. É uma tragédia quando os dons de Deus, que deveriam promover a unidade da igreja, são mal utilizados de modo que apenas certos indivíduos são exaltados. Quando isso acontece, as pessoas recebem um destaque indevido. Isso, por sua vez, promove a desunião e dá espaço à discórdia.
Muitas vezes pensamos nos dons espirituais apenas em termos de habilidades e talentos que recebemos. Embora os talentos estejam envolvidos nos dons espirituais, devemos ter em mente que, ao conceder um dom espiritual, o Espírito Santo sempre dá também uma tarefa ou ministério específicos juntamente com ele (1Pe 4:10). Portanto, podemos dizer que os dons espirituais são certas capacidades dadas por Deus de maneira sobrenatural por meio do Espírito Santo. Eles habilitam a pessoa a um tipo especial de serviço que edifica a igreja. Para alcançar esse objetivo, são necessários diversos dons.
Por que a principal finalidade dos dons é a unidade da igreja? Como os cristãos, com dons diferentes, podem visar à unidade na igreja? O que precisa acontecer para que os diferentes dons na igreja se tornem uma bênção em lugar de uma fonte de divisão?

Fonte: http://www.escolasabatinaonline.com.br/o-proposito-dos-dons-espirituais/

Nenhum comentário: