quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

PAZ

Felizes aqueles que procuram promover a paz, pois serão chamados filhos de Deus. Mateus 5:9, Nova Bíblia Viva
O site de uma conhecida revista brasileira publicou, há pouco tempo, a carta que Gandhi escreveu para Adolf Hitler dias antes de estourar a Segunda Guerra Mun­dial. A carta nunca foi lida pelo Führer, pois foi interceptada pela inteligência britânica, mas ela revela a coragem, humildade e sinceridade de Gandhi ao tentar promover a paz:
Índia, 23 de julho de 1939
Querido amigo,
Amigos têm insistido que eu lhe escreva para o bem da humanidade. Eu, porém, tenho resistido ao pedido deles, pois sinto que qualquer carta escrita por mim seria uma impertinência. Algo me diz que não devo hesitar e devo tentar fazer meu apelo, pois tal&vez ele tenha alguma utilidade.
Está claro que hoje você é a única pessoa no mundo que pode evitar uma guerra capaz de reduzir a humanidade a seu estado mais selvagem. Devemos pagar esse preço por algo mais valioso que lhe pareça? Você vai ouvir o apelo de alguém que deliberadamente deixou de lado os métodos de guerra e obteve considerável sucesso? De qualquer forma, peço desculpas antecipadamente, caso tenha errado em escrever para você.
Permaneço seu amigo,
M. K. Gandhi
É muito provável que essa carta não produzisse o efeito pretendido pelo autor, devido à obstinação do líder alemão, mas é lindo ver alguém fazendo o que pode em nome da paz.
De acordo com Jesus, os pacificadores são filhos de Deus. Por quê? Porque Deus é um pacificador. Ao sermos agentes de paz em nossa esfera de atuação, demons­tramos que temos o DNA de Jesus. Ao controlar nossa língua, respeitar as pessoas, ter paciência com o próximo e evitar conflitos desnecessários estamos agindo como filhos da paz. O mundo precisa de pessoas assim.
Como ocorreu com Gandhi, nem sempre nossas tentativas de pacificação terão o resultado pretendido. Porém, não podemos desistir. A "carta" de Deus chegou até nós e nos pacificou. É nosso dever, então, repassá-la aos outros.
Fonte: http://iasdcolonial.org.br/inspiracao-juvenil/mensal#22.html

Nenhum comentário: