sábado, 24 de junho de 2017

MARTINHO LUTERO E O LIVRO DE GÁLATAS

Se, porém, procurando ser justificados em Cristo descobrimos que nós mesmos somos pecadores, será Cristo então ministro do pecado? De modo algum! Gálatas 2:17

O mundo protestante se prepara a fim de celebrar o 500º aniversário da Reforma Protestante, iniciada quando Martinho Lutero, guiado pelo Espírito Santo, apresentou a milhões de pessoas verdades cruciais que estiveram ocultas sob séculos de superstição e tradição. Das páginas do livro de Gálatas (e do livro de Romanos) nascia o protestantismo há 500 anos! Ao ler a Epístola aos Gálatas, Martinho Lutero foi tocado pelas gloriosas boas-novas da justificação pela fé, a grande verdade que originou a Reforma Protestante e que libertou milhões de pessoas de equívocos teológicos e eclesiásticos. O que ele leu nesse livro o transformou e o mundo nunca mais foi o mesmo.
Séculos depois, graças ao estudo de Gálatas, E.J. Waggoner e A.T. Jones ajudaram a Igreja Adventista a redescobrir a verdade da justificação pela fé nos anos de 1880 e 1890.
O livro de Gálatas aborda temas fundamentais de uma forma diferente de todos os outros livros da Bíblia. Nessa epístola, Paulo falou sobre liberdade, a função da lei na salvação, nossa condição em Cristo, a natureza daquele que é guiado pelo Espírito, e a velha questão: Como homens pecadores podem se tornar justos diante de um Deus santo e justo? Essa pergunta, talvez mais do que qualquer outra, impulsionou Martinho Lutero em sua obra.
A abordagem de Gálatas é mais sucinta que a de Romanos, mas seus ricos temas foram escritos em tom pastoral, poderosamente apaixonado e pessoal, que toca os corações abertos ao Espírito de Deus.
Gálatas pode ser a carta mais antiga de Paulo, talvez escrita em 49 D.C., após o famoso concílio de Jerusalém (At 15).
Na lição da Escola Sabatina deste trimestre estudaremos os conceitos de Paulo sobre o falso evangelho e sua luta contra os falsos ensinos. Terremos a oportunidade de refletir sobre nossa própria compreensão das verdades que provocaram o rompimento de Martinho Lutero com Roma e a restauração do evangelho bíblico.
Fonte: Introdução da Lição da Escola Sabatina (adultos/aluno): O evangelho em Gálatas, jul.ago.set 2017, p.2.

Nenhum comentário: